Padre Renato de Moura Petrocco

Padre Renato de Moura Petrocco
Assessor de Comunicação e de Imprensa
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Indaiatuba)


Data de Nascimento: 28/08/1986
Ordenação Diaconal: 10/08/2013
Ordenação Presbiteral: 26/04/2014

(19) 3328.1921
padrerenato@arquidiocesecampinas.com

O Padre Renato de Moura Petrocco nasceu em Campinas, no dia 28 de agosto de 1986. É filho de Clemente Petrocco e Silvia Naves de Moura e tem dois irmãos, Rafael e Paula. Iniciou a participação na igreja na Paróquia Santa Luzia, no Jardim dos Oliveiras, em Campinas, onde foi catequista, coordenador da Pastoral da Catequese, membro da equipe de coordenação da Comunidade Matriz e Ministro da Palavra.

Iniciou o processo de discernimento vocacional em 2002. No dia 03 de abril de 2005 ingressou no Instituto Vocacional Propedêutico São José, em Campinas. No ano de 2006 ingressou no Seminário da Imaculada de Filosofia e na Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas, formando-se em 2008. Em 2009 ingressou no Seminário da Imaculada Teologia e na Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, concluindo o curso em 2012.

Exerceu estágios pastorais nas Paróquias Santa Luzia, Jardim Novo Campos Elíseos, em Campinas; São Miguel Arcanjo, em Sumaré; Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba; e Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Barão Geraldo, Campinas.

Fez o Ano Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Hortolândia.

Foi ordenado Diácono no dia 10 de agosto de 2013, na Catedral Metropolitana de Campinas, por Dom Airton José dos Santos. Após a ordenação Diaconal assumiu também a função de Notário do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas.

Exerceu o ministério diaconal na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Hortolândia e no Santuário e Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Campinas. Foi ordenado Padre no dia 26 de abril de 2014, na Catedral Metropolitana de Campinas. Após a ordenação presbiteral, foi nomeado Juiz Auditor do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas.

No dia 18 de junho de 2014 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio em Indaiatuba, assumindo no dia 12 de julho de 2014, em Celebração Eucarística presidida por Dom Airton José dos Santos, na qual tomou posse como pároco Pe Caio Augusto de Andrade.

No dia 27 de junho de 2015, criada a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, desmembrada da Paróquia Santo Antônio, em Indaiatuba. Pe Renato assumiu o ofício de Pároco da referida paróquia, sendo, portanto, o primeiro pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Indaiatuba.

No dia 04 de janeiro de 2016 foi nomeado como Assessor Arquidiocesano de Imprensa e de Comunicação.