Padre Ronaldo Temoteo da Silva

Padre Ronaldo Temoteo da Silva
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Data de Nascimento: 21/05/1978
Ordenação Diaconal: 19/12/2010
Ordenação Presbiteral: 12/06/2011

+55 (19) 3832.0040
ronaldotimoteo@hotmail.com

O Padre Ronaldo Temoteo da Silva nasceu em 21 de maio de 1978, em Nazareno, pequena cidade de Minas Gerais. Filho caçula de Geraldo Mariano da Silva (falecido) e de Maria Alcina da Silva, tem três irmãos: José Heitor, Geraldo Heitor e Rosely Natalina. Nasceu num lar católico e sempre participou intensamente da vida da Igreja.

Aos 14 anos foi chamado a ser catequista e também cantava no Coral da Igreja Matriz, no qual seus avós e tios foram instrumentistas e regentes no passado. Em seguida participou do grupo de jovens. Trabalhava na lavoura de café com os familiares durante o dia e estudava à noite.

Ao completar 18 anos e tendo concluído os estudos de Nível Médio, mudou-se para Campinas em busca de trabalho. Veio morar com seu irmão mais velho, José Heitor, que mudara alguns anos antes. De 1997 até início de 2003 trabalhou no setor de higiene hospitalar do Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC-Campinas). Nesse período ajudou no serviço de Capelania Pastoral realizando visitas regulares aos doentes internados naquela instituição.

Em Campinas intensificou sua participação na vida da Igreja. Residindo na Paróquia Jesus Cristo Libertador, frequentava assiduamente a Comunidade Dom Oscar Romero, no Jardim Florence I. Realizou vários serviços como agente de pastoral na comunidade. Foi ministro da Palavra, visitava doentes com a Pastoral da Saúde e catequista.

Durante a realização do XIV Congresso Eucarístico Nacional em Campinas (2001) sentiu que Deus o chamava para consagrar-se a seu serviço. Começou a frequentar os Encontros Vocacionais, então coordenados pelo Padre Mansur Rodrigues Mansur (falecido), mensalmente realizados na Paróquia Santa Catarina de Alexandria. Aos poucos percebeu como a ação amorosa de Deus sempre esteve presente em sua vida e o chamava para consagrar-se.

Aprovado para ingressar no processo de formação da Arquidiocese de Campinas, foi admitido ao Seminário Propedêutico junto à casa de Filosofia, no dia 11 de fevereiro de 2003, festa de Nossa Senhora de Lourdes. Em 2003, frequentou aulas no Colégio de Aplicação Pio XII preparando-se para ingressar na Universidade. Realizou os cursos de Filosofia (2004-2006) e Teologia (2007-2010) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Durante o período de estudos universitários realizou Estágio Pastoral em quatro paróquias da Arquidiocese. Nos anos 2003-2004, estagiou na Paróquia Santa Catarina de Alexandria, na Vila Teixeira, em Campinas, sob orientação do pároco Padre João Batista Cesário e do pároco emérito Mons. Benedito Luiz Pessoto.  Nos anos 2005-2006 frequentou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Paulínia, sob orientação do pároco Padre Paulo César Gonçalves. No biênio 2007-2008 realizou experiência pastoral na Paróquia Santa Luzia, no Jardim Amanda, em Hortolândia, com acompanhamento do pároco Padre Demetrius dos Santos Silva e Padre Caio Augusto Andrade.  Desde o início de 2009 realiza Estágio Pastoral na Paróquia São José, em Elias Fausto, sob orientação do pároco Padre Thiago Luziano Leite.

Agradecido a Deus por tudo quanto tem realizado em sua vida, juntamente com seus companheiros de formação, quer consagrar sua vida a Deus na Arquidiocese de Campinas, impulsionado pela Palavra de Jesus que disse: “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Foi ordenado Diácono por Dom Bruno Gamberini, no dia 19 de dezembro de 2010, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Campinas. Neste mesmo dia foi nomeado Auxiliar Paroquial da Paróquia São José, em Elias Fausto.

Recebeu a Ordenação Presbiteral no dia 12 de junho de 2011, pelas mãos de Dom Bruno Gamberini, na Matriz Nossa Senhora de Guadalupe, em Campinas. Neste mesmo dia recebeu nomeação como Vigário Paroquial da Paróquia São José, em Elias Fausto. Em maio de 2013 foi apresentado como Vigário Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo em Sumaré.