Padre Vinícius Prado Dos Santos
Pároco da Paróquia Cristo Rei (Indaiatuba), Promotor Vocacional da Arquidiocese de Campinas e Membro da Comissão de Promoção Vocacional / Diretor Espiritual do Seminário de Teologia.
Padre Vinícius Prado dos Santos nasceu no dia 18 de dezembro de 1993, na cidade de Campinas (SP). É o segundo filho do casal Valdecir Manoel dos Santos e Ana Alice Prado dos Santos, irmão de Lidiane Prado dos Santos. Recebeu os sacramentos de iniciação à vida cristã na Paróquia São Geraldo Magela, em Campinas. Estudou na E.M.E.F. Carmelina de Castro Rinco (ensino fundamental) e E.E. Orosimbo Maia (ensino médio). Posteriormente ingressou no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (PROFIS/Unicamp). Sua vida eclesial sempre se deu na Comunidade São Mateus, da Paróquia São Geraldo Magela. Nesta paróquia cresceu na fé, compreendeu o sentido de comunidade e tornou-se agente de pastoral: catequista de crisma, grupo de jovens, Pastoral da Comunicação e equipe de festas. Em 2012 sentiu o chamado vocacional ao sacerdócio e iniciou o seu processo de discernimento, sendo acompanhado pela Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Campinas e de seu pároco na época. Ingressou no Instituto Vocacional da Arquidiocese no dia 18 de fevereiro de 2013. Cursou a licenciatura em Filosofia (2014-2016) e o bacharelado em Teologia (2017-2020) na PUC Campinas. Como seminarista, trabalhou pastoralmente nas paróquias: São Geraldo Magela de Campinas (2013); Santo Antônio de Monte Mor (2014-2015); São Francisco de Assis de Vinhedo (2016-2017); São José de Elias Fausto (2018-2019); São Francisco de Assis de Monte Mor (2020); Santa Clara de Assis de Sumaré (2020); e São Francisco de Assis de Indaiatuba (2021), aonde viveu a etapa de síntese. Foi ordenado diácono no dia 02 de outubro de 2021, na paróquia Sagrado Coração de Jesus de Paulínia, por Dom João Inácio Müller, tendo como lema diaconal: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Exerceu o diaconato de outubro de 2021 a janeiro de 2022, na paróquia São Francisco de Assis em Indaiatuba; e de fevereiro de 2022 a abril de 2022, na paróquia Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba. Foi ordenado presbítero no dia 21 de abril de 2022, na comunidade São João Paulo II (Jd. Campo Bonito), da paróquia Santo Antônio de Indaiatuba, por Dom João Inácio Müller, tendo como lema presbiteral: “Seja feita a vossa vontade” (Mt 6,10). No mesmo dia da ordenação presbiteral foi nomeado vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba.
No dia 22 de setembro foi nomeado, pelo arcebispo metropolitano, Dom João Inácio Müller, como Assessor Eclesiástico do Encontro de Casais com Cristo (ECC).
Em novembro de 2022 foi nomeado Promotor Vocacional da Arquidiocese de Campinas e Membro da Comissão de Promoção Vocacional; e Administrador Paroquial da Paróquia Cristo Rei, em Indaiatuba, sendo apresentado pelo Arcebispo Metropolitano no dia 16 de janeiro de 2023. Em março de 2023 foi nomeado Diretor Espiritual do Seminário de Teologia (Configuração) e renunciou a Assessoria Eclesiástica do Encontro de Casais com Cristo (ECC). No dia 15 de agosto de 2023, na Matriz da Paróquia Cristo Rei, em Indaiatuba, tomou posse como primeiro pároco.